sexta-feira, 6 de junho de 2008

Evolução não Direcionada

Todos os pensamentos evolutivos direta ou indiretamente estão aderidos a visão de Charles Robert Darwin, ao modificar o pensamento humano em 24-11-1859 ao publicar a Origem das Espécies através do processo de Seleção Natural, ao voltar de sua viagem ao redor do mundo em 1836, Darwin demora 23 anos para reunir todos seus ensaios e anotações e escrever uma obra fantástica que vinha para mudar o pensamento ocidental e influenciar o resto do mundo. Ao tratar a espécie humana como mais uma, natural, sem nenhuma dominação ou poder mágico de dominação, Charles nos fascina por fazer análises minunciosas, precisas, delicadas, detalhadas, que muitos de nós até hoje jamais percebemos. Trata-se de um naturalista nato, um jovem adminrador da vida, que nuca ordenou cronologicamente a hierarquia da vida, nunca falou em espécies mais ou menos evoluidas, nunca o homem veio do macaco, não há dominação em nenhuma escala somente a naturalidade de todas as espécies compartilharem o momento sublime da vida neste planeta. Ancestralidade sim fazia parte do seu riquíssimo vocabulário porém é pouco citado pelos "ditos entendedores da evolução" que aplicaram a idéia de SELEÇÃO NATURAL em diversos setores da vida humana, de forma errônea, distorcendo a idéia original do mais perfeito observador do ambiente que este planeta já viu. Ao olhar ao amanhecer todo dia nunca esqueça, você nada mais é que um exemplar fantástico de uma espécie maravilhosa assim como uma provavel lesma que esta no seu jardim...

15 comentários:

Heron disse...

Devemos muito para o nosso querido naturalista Darwin. É interessante a contemplação da natureza, uma coisa tão bela. Temos (nós, seres humanos) continuar com a evolução... da ciência, para as melhoras da espécie humana, em relação aos problemas humanos (que agora não são mais humanos, para mim, chamo de desumanos) para que pelo menos na vida curta que temos, não sofram. Só conseguimos perceber a vida de um sofredor quando vivemos a mesma vida que eles, o que muitos (como eu) tentam percebê-las sem as viver.Realmente é bom observar a vida da nossa espécie maravilhosa, enquanto você acorda tranquilo de sua cama olhando pela janela, e não do chão do sangue da sua mãe na terra do chão da sua casa, que é a rua. Mas desde o início da história os contrários vão e vem, formando uma harmonia (o bem e o mal), como disse Heráclito de Efeso: só um sofre, porque outro está em alívio. Não entemos isso, mas para não fugir tanto do assunto para fazer uma crítica que também não tem nada a ver com o assunto, temos que ainda formar novos "Darwins" no meio da humanidade, e não mais simples vãs vidas que se vão sem progresso algum na humanidade. Morreremos, normalmente, sem saber qual pra frente é o nosso fim. Porque não fazer o seu bem, mas também o dos outros? Como Darwin, ajudar com a ciência... ou outras coisas mais. Desculpe a subjetividade e desvio do assunto, mas são os problemas ligados ao mundo, à vida, à ciência que me intrigam, em todos os sentidos e somente para isso eu vivo. Obrigado.

Monitor - Heron (cabelo)

Heron disse...

Fala professor, primeiro post? É o monitor da manhã, vou acompanha o negócio aqui, espero resposta daí, abraço!

Sostenez Alexandre disse...

o heron adoraria ver muitos darwins se formando e se preocupando como você mas transpor toda indignação para vida humana não me parece ser muito otimista, muitos humanos fazem coisas fabulosas e não aparecem em revistas, internets, blogs ou textos filosóficos e nunca desistem de seus objetivos de tornarem o mundo mais humano e justo para todos, a cada aula que ministro tenho certeza que 30% ou mais das turmas nao estao nem ai mas acordo e nao desisto nunca e continuo com o que considero meu objetivo que é contribuir sempre;;;.........

Anônimo disse...

Tio Charles D. deve remoer-se na terra cada vez que ouve a seguinte frase: "O homem veio do macaco" com certo tom de ironia (de algum ignorante que mal entende a frase). O que apesar de cômico, é trágico (a maioria dos seres humanos só entendem o que querem)... Enfim, devemos aproveitar tais informações e não procurar defeitos inexistentes, certo? Então, viva a vida! \o/

Professor, (com aquela voz fininha hieuahea) adorei a iniciativa do blog, vamos ver no que vai dar! HEAUIAE boa sorte aí! :D

.bruna (filha do orlandão) HEAUI

Juuh disse...

Aew.. profºinformações maneiras
o jeito novo para avançar no conteúdo vlw

Juliana B. de Oliveira
Alfa Toledo

Lucas Gozzi disse...

Certeza!!

Claro em tudo o que diz...!
Biologia é a matéria maais tesão/..
como você mesmo diz.. é tudo muito místico.. o mundo é sinistro.. rsrs :P .. E viva Darwin.. e seu planeta místico! :D

Professor!! tô precisando de encentivo pra Biologia.. é sou apaixonado pela matéria.. tenho mta vontade de fze bacharelado..
mais naum sei se vale apena financeiramente...
eu qero tipo ser um dos Darwins..
(ambientalista... do mato mesmo.. Muito maassa)!! :)
me dê uns conselhos.. Desde já agrdeço..
vaaleu Sóstenez!! Abrass..

By: LuK_S
Extensivo Alfa Toledo

Tatiany. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiany. disse...

'tesão, tesão, teeeeesão' hahaha sempre dou umas viajadas com relação a esses assuntos, continuuue escrevendo ein!

extensivo alfa-Umuarama

Dano disse...

Quem nos dera Darwin tivesse conhecido Mendell.
O problema é que todo mundo acha que Darwin apenas colcaborou com a origem das especies, saber que ele a vida inteira se dedicou a estudo da vida, desde pequeno aos 8 anos ele "brincava" de coletar animaizinhos.
Juro por Darwin mortinho em 1882, que eu também vou didicar minha vida à biologia ;~~

Abraços, Dano "o hiperativo"
aiuhaiuhaih

http://indiretriz.blogspot.com/

Dano disse...

Vou coloca um link do seu blog la no meu...

abraços

Heron disse...

Muito otimista, talvez não mesmo, mas é preciso sim de um mundo mais justo, pois o que impera é o declíneo da integridade e dos sentimentos, em geral, justiça.

contribuir sempre, contribuir sempre, sim, eis um pensamento que a minoria têm. E que precisamos mais, de mais que contribuam assim.

Unknown disse...

Sobre Darwin: sua obra é realmente maravilhosa, e suas explicações para a origem da vida parecem ser muito satisfatórias e aplicáveis ao nosso mundo!
A natureza é tão bela e perfeita em seu todo e Darwin percebeu isso ao não qualificar as espécies em menos evoluídas ou mais evoluídas, as espécies são interdependentes, a natureza se completa em cada mínimo detalhe é por isso é tão perfeita!
Ah e saibam vocês que outro cientista desenvolveu teoias semelhantes as de Darwin, mas não obteve o mesmo mérito.

Comentando algo sobre o que o Heron disse: realmente , só se pode saber o sofrimento de outro ser vivendo a vida dele!Mas isso é impossível,eu nunca serei uma minhoca nesta vida, então tudo o que posso fazer é ser altruísta, ou seja: imaginar o que eu não gostaria que fizessem comigo se eu fosse uma minhoca!
Precisamos é mais disso, de mais tolerância, e de mais altruísmo, só assim conseguiremos respeitar as outras espécies e a nossa própria.
^^

Unknown disse...

Darwin foi mesmo um grande filho de Deus. Mais uma prova da magnitude e inteligência Dessa Energia Universal que a tudo permite... até que Lhe neguem a existência...
... and life goes on...

Abraços.

(e Viva o Grêmio)

logaritimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi professor tudo bem com vc???
minha especifica é biologia e eu so aluna do alfa toledo. quero dizer pra vc que eu gosto das suas aulas, mas tem uma coisinha que eu nao gosto muito, que é o seu: sim ou naaaao? assim so acho um poko irritante... heheh
mas v explica mto bem, da pra entender...
bjs e nao me leve a mal pelo comentario
ate terça!!!:*